top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlex Barbosa

A Assembleia do FUTURO.

Atualizado: 25 de nov. de 2020

O período de Pandemia que ainda estamos atravessando está nos forçando a rever as Nossas Vidas, tanto no âmbito pessoal, mas principalmente no lado Profissional. Apesar das Restrições e do Medo, tivemos oportunidades de descobrir Novas Formas de Viver, Estudar e Trabalhar. É uma Grande Oportunidade de Transformação. Inclusive nos Condomínios!


Entre as várias situações que passamos que nos deixaram Aprendizados, o advento das Reuniões Virtuais, realizadas de forma Digital pela Internet viabilizou, por exemplo, que Assembleias que eram feitas presencialmente fossem feitas de forma totalmente Remota. Essa forma de fazer Assembleias foi permitido por Medida Provisória do Governo, e até 30 de Outubro ficaram admitidas como Válidas essas Assembleias sem necessariamente ter as pessoas presentes.



Uma de nossas preocupações com o formato Digital, é que alguns moradores que não sabem usar computador, e nem mesmo o celular, poderiam se sentir impedidos de participar das Assembleias, e poderiam entrar com recurso para impugnar uma Assembleia que tivesse um Tema que não lhes agradasse. Pensando nisso, nós usamos o modelo de ASSEMBLEIA MISTA ou HÍBRIDA, no qual damos acesso Digital (Remoto) à maioria dos moradores, e os moradores que não se sentirem confortáveis com isso podem participar do Salão de Festas, com distanciamento, máscara e álcool-gel. Assim, ninguém fica de fora!!!


Por incrível que pareça, um dos efeitos deste tipo de Reunião é que aumentou-se o Quórum de Participação nas Assembleias. Em um Condominio que usamos o modelo misto, um prédio de 80 unidades, normalmente apareciam de 8 a 12 pessoas, apenas (10% de presença). Com o modelo de Assembleia HÍBRIDA, nós tivemos a presença de 8 pessoas no Salão (todas seguindo os protocolos sanitários) e mais 30 pessoas remotamente, o que elevou o Quórum a praticamente 50%, o que antes era muito raro.



Isso abre uma OPORTUNIDADE Muito grande para o Futuro, pois o modelo Virtual ou Híbrido poderia ser usado SEMPRE, permitindo por exemplo que proprietários de imóveis que não moram na cidade (e que na maioria das vezes não passa Procuração para o Inquilino) participem mesmo à distância, ou em trânsito.


A ASSEMBLEIA do FUTURO vai combinar os benefícios do modelo Tradicional (presencial), com a Modernidade do Acesso Remoto, proporcionando a Participação de TODOS. Além disso, a Assembleia fica gravada, os documentos são disponibilizados com antecedência, e o voto pode ser realizado ao longo de vários dias, sem nem precisar participar da Reunião. São Muitas Vantagens!!!


Com dizem os Chineses, Crise é a Somatória de Ameaça e Oportunidade.

Que saibamos aproveitar bem os Aprendizados de 2020!!!



96 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page