Ih! Tem uma Obra pra fazer em nosso Condomínio. Quanto vai custar? Quanto tempo vai levar? Quem fará, fará Bem Feito? E mais importante: COMO é que vai tocar essa Obra?
Essas perguntas são muito comuns quando nos deparamos com a Necessidade de uma Obra para fazer. E daí vem aquele Medo: Com Qualidade e Prazo, vai ser CARA. Com Preço Bom e Prazo, será um DESASTRE. Ou com Qualidade e Preço Bom, Não será feita no PRAZO... Mas é Possível fazer uma Obra com Qualidade, Preço e Prazo? SIM! Não é fácil, mas existem Metodologias para diminuir os Riscos e Garantir o Sucesso da Obra. Como isso é Possível?!?!?!?!
Alguns Cuidados devem ser tomados no seu Planejamento e Execução:
=> A Necessidade e a sua Abrangência (Escopo) precisam estar bem Justificadas (por Requisitos Técnicos, Legais, de Segurança e/ou Estéticos).
=> O Projeto e a Verba precisam ser Aprovados em Assembléia (a Maioria votante deve concordar e apoiar a Obra).
=> A Concorrência deve ser Transparente, Equalizada (Bases Comuns) e no Final deve-se Negociar cada Item para obter-se a Melhor Condição.
=> Fechado o Negócio, um Contrato precisa estar bem redigido e detalhado, para garantir o Cumprimento e Não gerar Dúvidas.
=> A Contabilidade da Obra deve ter Conta Exclusiva (Arrecadação e Gastos), para não "misturar" com a Ordinária e outras Contas. Assim, pode-se Apurar Claramente o seu Resultado.
=> Um Cronograma deve ser Negociado entre o Síndico e a Construtora, para ter uma base de Acompanhamento e Cobrança.
=> Um Relatório Simples de "STATUS" deve ser Revisado em Comum Acordo, apontando-se os Gastos e Execução (vs Planejado), Etapas Cumpridas, Evolução no Tempo, e Cumprimento dos Prazos Negociados. Ocorrências e Riscos também devem ser Avaliados semanalmente.
=> Recomenda-se a contratação de um escritório de Engenharia independente para auditar, validar e orientar a Obra, além de dar segurança técnica.
=> Apesar das Vantagens do chamado "Preço Fechado", recomenda-se que as Compras de Materiais sejam feitas pelo Condomínio, por concorrência própria, o que garante em geral uma economia de 25 a 30%.
=> A Comunicação deve ser bem Planejada para atender e tranquilizar Todos os Interessados na Obra (Stakeholders), como moradores, conselheiros, funcionários e fornecedores.
=> A Entrega deve ser feita seguida por um Check-list e dependendo da obra de um Manual ou Documentação Técnica (As Built), para registro final do Condomínio.
=> Não esquecer de aspectos de Segurança, Certificados de Competência, Certidões Legais da Obra, para garantir a Adequação e Tranquilidade da Obra.
Com esses Cuidados, é Possível fazer o "Milagre" da Qualidade+Preço+Prazo.