top of page
Buscar
  • Foto do escritorAna Paula Lima

Governança Condominial

Atualizado: 13 de mar. de 2022

Ano Novo, Vida Nova!!! 2022 é um ano com grandes expectativas. Qual é o Grande Desafio do Síndico e do Condomínio neste momento? Janeiro é a hora que se revisa o Orçamento do Condomínio, definem-se as Grandes Obras, ou Grandes Ações, para levarmos para a AGO (Assembleia Geral Ordinária), quando aprovamos tudo que for possível, para podermos EXECUTAR depois o chamado Plano Diretor.


Esse Planejamento requer do Síndico e das pessoas que o apoiam no condomínio, um conhecimento amplo, de múltiplas competências, tendo que planejar várias atividades em diversas áreas, sendo elas: financeira, pessoal, fiscal, tributária, legal, normativa e administrativa. Sozinho, o Síndico não faz tudo, mas quando conta com o Conselho, Funcionários e com Moradores que se oferecem para ajudar (e sempre tem), o sucesso é garantido!!!


Uma vez aprovado o Plano, começa a parte mais Difícil, que é a sua Execução. Como garantir que o Síndico ponha em prática aquilo que se pediu, se aprovou, e que se determinou recursos específicos (o mais importante o uso do Caixa e das Reservas)??? É Muita Responsabilidade, e isso carrega muitos Riscos, porque uma gestão mal-intencionada (ou incompetente), pode colocar tudo a perder, e criar uma Situação Insustentável. A forma de nos Precaver, e principalmente de GARANTIR o bom uso do dinheiro (e outros recursos), é um processo que chamamos de GOVERNANÇA.



A Governança é feita de Normas/Regras e apoiada por um Sistema de CONTROLE (Relatórios e Registros). Ela serve para fiscalizar, cumprir as metas estabelecidas e administrar a vida cotidiana do condomínio, fazendo com que tudo seja cumprido dentro dos padrões operacionais desejados. Muito comum nas empresas de ponta, a Governança também é muito importante no seu Condomínio. Ela traz Eficiência e Transparência na gestão, envolvendo os maiores interessados (os moradores) a participar do desenvolvimento e melhorias, sendo em campanhas de economia de água, energia, gás, conscientizando sobre a importância da coleta seletiva ou projetos de reutilização de água entre outras. E através de um sistema de Controles e de Relatórios frequentes (mensais, semanais, trimestrais), podemos dormir tranquilos porque num condomínio bem gerenciado TODOS acabam ganhando!


Para saber mais sobre governança condominial, nosso sócio Gustavo Oliveira desenvolveu um guia, que está no link:


FELIZ ANO NOVO em Seu CONDOMÍNIO!!!

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page