É isso Mesmo! Em Breve, teremos Eleições Municipais no Brasil. Hora de escolher, com Cuidado, os nossos Governantes e Representantes. São decisões que nos afetarão nos próximos 4 anos (nas votações que teremos agora). É Direito de Todos, e um Dever Cívico. Porém, além das Eleições Governamentais, a cada 2 anos temos também Eleições em Nossos CONDOMÍNIOS.
Em nossas Residências (para quem vive em Condomínios), é chegada a hora de definir, para o próximo Mandato de 2 anos, o Corpo Diretivo: SÍNDICO e CONSELHO. E porque é tão importante votar nas Assembleias? A exemplo das nossas decisões políticas, a escolha desses representantes afeta Toda Nossa Vida dentro do Condomínio, garantindo a Segurança e Conforto de nossas Famílias. O Conselho tem o papel de apoiar o Síndico, fiscalizar as suas Ações e contribuir para as Tomadas de Decisões. O Síndico, além de Administrar, é o nosso Representante Legal, dos Nossos Condomínios. Quais são as atribuições de um Síndico?
Atendimento aos Moradores, mapeando as Demandas, Reclamações e Sugestões.
Alinhamento com o Conselho, tanto no Planejamento como na Execução da Gestão.
Organização de Assembleias e Reuniões Temáticas, para legitimar as Decisões em Comunidade.
Gestão de Equipe e Portaria, capacitando, orientando e garantindo a Qualidade dos serviços prestados.
Planejamento Estratégico e Financeiro, buscando a melhor utilização dos Recursos.
Gestão da Administradora, como parceira da Gestão - passa Tudo através dela.
Desenvolvimento de Fornecedores, tanto do ponto de vista de Qualidade, como no da Seleção para cada Demanda.
Manutenção Preventiva, Melhorias, Obras e Modernizações, garantindo Segurança, Conforto e preservação do Valor Patrimonial.
Antigamente, o papel do Síndico era atribuído a um "voluntário", que se prontificava a exercer este papel. Muitas vezes, quem era escolhido era alguém que "tinha tempo sobrando", e nem sempre estava capacitado para cuidar de todos os Problemas e Desafios. Mesmo sendo Residente, um Bom Síndico precisa sempre estudar os temas, se atualizar e buscar se capacitar na sua Função, pois as Exigências estão se tornando cada vez mais Complexas. Aquele que não se atualiza, perde a capacidade de fazer um bom trabalho.
Recentemente, a atividade de Síndico Profissional tem sido cada vez mais Procurada, tanto por pessoas que enxergam como uma opção profissional, mas em relação a quem contrata por suas Necessidades cada vez mais Desafiadoras, que nem sempre podem ser supridas por uma pessoa "leiga" no assunto. Essa profissão tem se ampliado, e com ela a necessidade de Regulamentação e Especialização. Existem várias entidades, particulares ou associativas, que oferecem Bons Cursos, Eventos e Conteúdo constantemente atualizado. Um Síndico residente pode acessar todo este conhecimento, se ele se interessar, porém muitas vezes se faz necessário um Profissional Especializado e 100% FOCADO neste trabalho.
Sindico 5 Estrelas:
NEWCONDO certificada pela Gabor/RH e Fundação Vanzolini.
A vantagem de um Síndico Profissional é a Alta Capacitação e Atualização que ele construiu ao longo do tempo, o que aliado com sua Experiência e Rede de Contatos na área, proporciona uma pessoa Altamente Capaz de atender os Condomínios, especialmente em Empreendimentos Multi-Torres ou Condomínios-Clube. De qualquer forma, mesmo os Condomínios pequenos precisam estar atentos a Exigências Legais, Fiscais, Técnicas e Regulatórias; Necessidades de Garantia da Qualidade de Vida e Valorização Patrimonial. Um Bom Profissional aplica praticamente os Mesmos Modelos de Gestão das Empresas: Gestão Financeira, Planejamento Orçamentário, Gestão por Projetos, Métricas de Desempenho, etc.
Na Prática, o Condomínio é uma Empresa, muitas vezes com Orçamentos de Milhões Anuais!
Quase Metade das Eleições de Síndico e Conselho são definidas no 1o Trimestre de Cada ano, e praticamente 70% entre o Período de Outubro até Março. Nesses momentos, convém que se faça uma avaliação no Desempenho da Gestão, e analisar Opções de Candidaturas, especialmente as vindas de fora, como os Síndicos Profissionais. Próximo à Assembleia de Eleição de Mandato, os moradores devem fazer esta reflexão e pesquisar as Alternativas de Candidatos que Melhor atendam os Anseios da Comunidade. Afinal, é nosso Patrimônio e nossa Vida Familiar que está em Jogo!
Portanto, procure saber qual é o CALENDÁRIO do seu Condomínio: quando esta prevista a Próxima Eleição? Analise se é necessária uma Mudança, com o Objetivo de Melhorar Tudo que puder ser feito.
Pode não parecer, mas o "microcosmo" de um Condomínio é uma "miniatura" do que é o nosso País , nossas Cidades e seus respectivos Governos. As Necessidades e Dinâmica desses "sistemas políticos", são muito similares, e nossas Decisões afetam nossas Vidas. A Convenção é equivalente à "Constituição do Condomínio"; o Regulamento a uma "Lei Municipal", por exemplo. E seus Representantes devem ser escolhidos com Critérios e a participação nas Assembleias garante a Legitimidade de Todas as Decisões que são tomadas, como no "Congresso".
Comments