top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlex Barbosa

Crimes crescem após a Pandemia

Na semana passada, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que houve um aumento de crimes como roubo, furtos e latrocínios. Esse é um efeito colateral da "volta à normalidade". A Segurança está ameaçada nos bairros e nos Condomínios. O aumento de furtos cresceu 39,74% foram 42.722 boletins de ocorrência contra 30.571 no mesmo período do ano passado. Já os roubos cresceram 27,15% foram 19.359 contra 15.225 casos no mesmo período do ano passando.


Temos escutado relatos diariamente de tentativa de Invasão de Condomínios, e assaltos a pedestres nas calçadas e nos carros quando estão nos semáforos ou na entrada e saída das garagens. Todo cuidado é pouco, no entorno do bairro mas também dentro de nossas residências. Nos Condomínios, a Segurança é um item importantíssimo na Gestão de Riscos, incluindo prevenção e combate a Incêndios, acidentes nas áreas comuns, muitas vezes causadas por obras, entre outros. A Segurança é dever de TODOS: gestores, funcionários e também dos moradores. Vários procedimentos precisam ser respeitados para evitar que os criminosos ajam.


Alguns cuidados básicos são fundamentais:

  • Muita ATENÇÃO na Entrada e Saída, tanto pedestres, como nas garagens.

  • Nos bairros, escolha bem o local aonde se vai estacionar.

  • Nas calçadas, fique atento a suspeitos a pé, e também motociclistas.

  • Nunca deixe objetos à vista nos veículos, e nas calçadas também evite ficar falando ao celular e expor suas bolsas.

  • Tranque as Portas, mesmo nos apartamentos, e nos carros na garagem.

  • Mantenha as janelas dos carros fechadas.

  • Informe-se sobre os Procedimentos de Segurança do seu Condomínio, faça sua parte, seguindo as Regras.

  • Cuidado ao disponibilizar seus dados pessoais.

  • Em caso de ocorrência, faça B.O., pois isso ajuda à Polícia.

  • Participe de Treinamentos e Palestras sobre Segurança.



Vigilância Solidária

Além da parceria dentro do Condomínio entre Corpo Diretivo, Funcionários e Moradores, fora dele, na nossa região, é importante termos uma rede de comunicação e de colaboração com outros vizinhos e outros condomínios. Como diz o ditado, "a União faz a força". Além disso, procure saber no seu bairro aonde ficam os postos da Polícia Militar e o trabalho dos chamados CONSEG´s, o Conselho Comunitário de Segurança. Eles mapeiam os problemas de Segurança, e outras necessidades do bairro (trânsito, zeladoria urbana das calçadas e ruas, preservação de jardins e praças). E os CONSEG´s também apoiam o acolhimento feito por trabalho social, para benefício de todos.


implantação da Vigilância Solidária


Os CONSEG´s são formados por cidadãos eleitos que se dedicam voluntariamente e organizam reuniões para para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais e à Polícias Estadual. Cada região tem um CONSEG específico, respeitando a jurisdição policial dos Batalhões da Polícia Militar, informe-se sobre qual atende sua região e participe das reuniões:


http://www.ssp.sp.gov.br/conseg/portal/conseg/historia


Também é essencial conhecer o Programa Vizinhança Solidária - PVS, o qual promove a integração entre as pessoas, a preocupação mútua e a sensação de pertencimento, tendo tem se sagrado como uma das mais eficientes ferramentas de Polícia Comunitária. Integrar os condomínios ao PVS é uma ação que traz diversos benefícios aos moradores, pois permite que a comunidade esteja unida por meio de ações coordenadas pelos Tutores do Programa.


Vamos Todos Zelar pela Segurança de Todos!


53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page