Um Novo Síndico foi eleito! Às vezes Temos que realizar esta Mudança, porque a Gestão Anterior foi um Desastre! Mas será que o Novo Síndico conseguirá "Mudar o Clima"?
Esta Situação Não é tão Comum. A maioria das transições costumam ser tranquilas e a saída de um Síndico ocorre pela vontade do antecessor de "passar o bastão", passar a vez para outro (e ninguém mais quer assumir). Em Outras situações, porém, se traz um Síndico Profissional de fora quando: 1) um Síndico Morador perdeu o Controle ou não soube mesmo Administrar; ou 2) nós já tínhamos um Síndico Profissional, mas deixava Muito a Desejar. Dependendo da Situação, que pode também ter sido Motivada por disputas internas de grupos de moradores, o Melhor é Trazer uma pessoa "NEUTRA", para recomeçarmos "do zero".
Mas quem Garante que um Novo Síndico não fará tudo errado? Qual é a Segurança que temos para Confiar nele? O Trabalho de Transição Bem Feito, é um Trabalho a 4 mãos, envolvendo Síndico e Corpo Diretivo de um lado (como um Time), e os Moradores do outro. Ele começa no próprio Processo Seletivo, que deve ser feito com critérios e com cuidado. Vide nosso Blog de Janeiro: https://www.newcondo.com.br/post/como-contratar-um-síndico-profissional
Recuperar um Ambiente desgastado, quando "o Clima azedou", é bastante difícil, mas não é Impossível. Tudo Depende de uma Estratégia Bem Montada. Como fazer isso DAR CERTO?
Existem várias Medidas que podem contribuir para um Transição de SUCESSO:
Iniciar por um contato direto e planejado com o Conselho.
Conhecer a Equipe, e envolvê-los na Nova Filosofia.
Montar um Plano de Comunicação amplo: buscar opções como Telefone 24 HS (celular), e-mail do Sindico, Quadros de Avisos, Whatsapp (pessoal ou profissional), Grupos Whatsapp (abertos ou apenas informativo, unidirecional), Painel Multimídia no Elevador, Site do Condominio, etc..
Presença (Plantões), Disponibilidade (todos os canais), Transparência, desenvolver Relacionamento etc..
Buscar meios de Engajamento dos Moradores (pesquisas, comissões etc)..
Alguns Indicadores podem (e devem) ser usados para medir o Grau de Satisfação e as Prioridades. O mais usado hoje nas empresas é o NPS (Net Promoter Score), ou "Nota de Satisfação" (vide ilustração abaixo):
A Comunicação é apenas um dos pontos do Tripé de Desafios, que inclui também a Gestão Financeira e a Manutenção Técnica do empreendimento. Por isso, assim que chegar, o Síndico deve focar no seu PLANO de 90 DIAS:
Plano de Comunicação
Revisão Detalhada de TODAS as Despesas e Recibos
Cortar Despesas Desnecessárias
EQUILIBRAR Despesas Ordinárias!
ISOLAR o Fundo de Reserva / Poupança
Preparar o NOVO ORÇAMENTO (pelo menos revisar)
PLANO de Melhorias e OBRAS
Plano de Manutenção
Calendário de Obras (Assembleia)
Reavaliar a Equipe e Fornecedores
Revisão Regulamento e Convenção
Mudanças Aprovadas em Conselho ou Assembleia
Mas acima de tudo: ENVOLVA AS PESSOAS! É através delas, e COM elas, que ocorrerá o SUCESSO, para TODOS.
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