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Foto do escritorAlex Barbosa

Chegou o Novo Síndico: Como Transformar seu Condomínio?

Atualizado: 27 de mar. de 2021

Um Novo Síndico foi eleito! Às vezes Temos que realizar esta Mudança, porque a Gestão Anterior foi um Desastre! Mas será que o Novo Síndico conseguirá "Mudar o Clima"?


Esta Situação Não é tão Comum. A maioria das transições costumam ser tranquilas e a saída de um Síndico ocorre pela vontade do antecessor de "passar o bastão", passar a vez para outro (e ninguém mais quer assumir). Em Outras situações, porém, se traz um Síndico Profissional de fora quando: 1) um Síndico Morador perdeu o Controle ou não soube mesmo Administrar; ou 2) nós já tínhamos um Síndico Profissional, mas deixava Muito a Desejar. Dependendo da Situação, que pode também ter sido Motivada por disputas internas de grupos de moradores, o Melhor é Trazer uma pessoa "NEUTRA", para recomeçarmos "do zero".


Mas quem Garante que um Novo Síndico não fará tudo errado? Qual é a Segurança que temos para Confiar nele? O Trabalho de Transição Bem Feito, é um Trabalho a 4 mãos, envolvendo Síndico e Corpo Diretivo de um lado (como um Time), e os Moradores do outro. Ele começa no próprio Processo Seletivo, que deve ser feito com critérios e com cuidado. Vide nosso Blog de Janeiro: https://www.newcondo.com.br/post/como-contratar-um-síndico-profissional


Recuperar um Ambiente desgastado, quando "o Clima azedou", é bastante difícil, mas não é Impossível. Tudo Depende de uma Estratégia Bem Montada. Como fazer isso DAR CERTO?


Existem várias Medidas que podem contribuir para um Transição de SUCESSO:

  • Iniciar por um contato direto e planejado com o Conselho.

  • Conhecer a Equipe, e envolvê-los na Nova Filosofia.

  • Montar um Plano de Comunicação amplo: buscar opções como Telefone 24 HS (celular), e-mail do Sindico, Quadros de Avisos, Whatsapp (pessoal ou profissional), Grupos Whatsapp (abertos ou apenas informativo, unidirecional), Painel Multimídia no Elevador, Site do Condominio, etc..

  • Presença (Plantões), Disponibilidade (todos os canais), Transparência, desenvolver Relacionamento etc..

  • Buscar meios de Engajamento dos Moradores (pesquisas, comissões etc)..

  • Alguns Indicadores podem (e devem) ser usados para medir o Grau de Satisfação e as Prioridades. O mais usado hoje nas empresas é o NPS (Net Promoter Score), ou "Nota de Satisfação" (vide ilustração abaixo):

A Comunicação é apenas um dos pontos do Tripé de Desafios, que inclui também a Gestão Financeira e a Manutenção Técnica do empreendimento. Por isso, assim que chegar, o Síndico deve focar no seu PLANO de 90 DIAS:

  • Plano de Comunicação

  • Revisão Detalhada de TODAS as Despesas e Recibos

  • Cortar Despesas Desnecessárias

  • EQUILIBRAR Despesas Ordinárias!

  • ISOLAR o Fundo de Reserva / Poupança

  • Preparar o NOVO ORÇAMENTO (pelo menos revisar)

  • PLANO de Melhorias e OBRAS

  • Plano de Manutenção

  • Calendário de Obras (Assembleia)

  • Reavaliar a Equipe e Fornecedores

  • Revisão Regulamento e Convenção

  • Mudanças Aprovadas em Conselho ou Assembleia


Mas acima de tudo: ENVOLVA AS PESSOAS! É através delas, e COM elas, que ocorrerá o SUCESSO, para TODOS.

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