top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlex Barbosa

A PANDEMIA ACABOU? COMO FAZER A TRANSIÇÃO???

2020 será um Ano Inesquecível, pela Situação Desafiante que a Pandemia do COVID-19 trouxe ao Mundo Inteiro, e nos fez ver a Vida sob um Ângulo Diferente - e Sermos Muito CRIATIVOS. Como Responsáveis por gerenciar Diversos Condomínios, nós Síndicos (e Conselheiros) nos vimos na Posição de tomar Medidas Restritivas (se não às vezes Drásticas), para Proteger nossos Moradores desta Ameaça DESCONHECIDA. Ninguém Tinha Resposta Pronta. Tivemos que Restringir num 1º Momento a Circulação das Pessoas, Paralisar Obras, FECHAR Toda a Área Comum, ficando Confinados por Semanas Intermináveis.



Passados 6 Meses, e Vislumbrando neste Momento a POSSIBILIDADE da Pandemia chegar ao FIM (Será?), temos Outro Desafio Tão Grande: Decidir COMO Voltar “ao Normal”, de forma Gradativa e Com SEGURANÇA. São Decisões Tão ou Mais Difíceis, pois Fechar é “FÁCIL”. Mas Decidir o que ABRIR, em que Ordem (ETAPAS) NÃO É.. O Próprio Governo do Estado tem Adotado um Estratégia em FASES, que Evoluem conforme Critérios Sanitários (Contágio, Mortes, Internação etc). Em cada Fase, pode-se avançar com Algumas Atividades, às Vezes até VOLTAR ATRÁS. Mas a Progressão tem que ser Planejada para uma Abertura GRADUAL. Ou esperar até a Vacina para Liberar TUDO de uma Vez..... (Pode demorar MUITO).



Por isso, Qual é “Melhor Forma” de Realizar essa ABERTURA? Eu diria que NÃO Tem “Fórmula Pronta”, na Realidade deve-se desenhar um Planejamento de Acordo com CADA Condomínio, conforme suas Características. Mas Via de Regra, o que temos Recomendado é:


1) Liberar Equipamentos que possam ser Usados INDIVIDUALMENTE, ou por Grupo Familiar (Apartamento). Desta Forma, ISOLA-SE a Prática dos Demais Moradores. Essa Fase, que pode ser usada para a ACADEMIA, por exemplo, deve adotar CUIDADOS Sanitários: Máscaras na Circulação Comum, Uso Constante de Álcool-GEL, Utilização Programada por RESERVA etc.. Assim, Evita-se o Mínimo Contato entre Moradores.


2) Liberar Área ABERTAS, tais como Quadra Poliesportiva, ou Até mesmo Churrasqueiras (os Moradores já estão estressados há Vários Meses...). Essa Liberação deve continuar Seguindo o ISOLAMENTO entre Famílias, seja por Rodízio de Horário/Dia, seja por um Distanciamento Social (Distâncias de pelo menos 3 metros). E em Havendo Proximidade com Outros Moradores, Todos de MÁSCARA.


3) Numa 3ª Fase (São Paulo Capital já está na chamada Fase Amarela), pode-se tentar Liberar alguns Equipamentos de Uso Coletivo, especialmente a PISCINA, mas Sempre tomando os cuidados com Máscara e Álcool-Gel, e demarcando-se áreas no "Deck" da Piscina para Manter as Famílias Distantes (sempre 3 metros).


Nenhuma dessas Atividades, Qualquer que Seja a Etapa, é Recomendável que se Libere acesso de Convidados. A Circulação de Pessoas Vindas de FORA, mesmo que sejam “Conhecidos”, Aumenta o RISCO. TODO Cuidado é POUCO!!!




Mas, Quanto Tempo AINDA Vai Durar essa Pandemia? NINGUÉM sabe realmente, mas NÃO devemos Baixar a Guarda nos Cuidados, mesmo que os Indicadores estejam Melhorando. Só estão Melhorando porque Nós TODOS Temos Contribuído para isso, e na Medida que Houver Relaxamento, Podemos Por Tudo a Perder!!!!! A Pandemia só terminará com a Disponibilidade de uma VACINA. Até lá, Vamos Ser RESPONSÁVEIS.


NÓS VAMOS SAIR DESSA!!!!!


69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page